sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aviso aos Navegantes







Aqueles que acompanham a minha leitura do Manifesto do Partido Comunista sabem, desde o início, que meu objetivo é analisar as duas primeiras seções, passo a passo, página a página.

Na análise da seção I, procurei mostrar que há uma estrutura narrativa subjacente, capaz de organizar a exposição com grande eficácia didática, conquanto falseie a conclusão ao introduzir a moral ingênua própria dos Märchen.  

O percurso teve a vantagem de retomar as linhas principais da teoria marxista do capital, ainda em seu momento inicial, e repassar as posições teóricas de algumas figuras do marxismo clássico e contemporâneo.

Concluída a seção I, decidi suspender a leitura da seção seguinte por algumas semanas. Os problemas da seção II vão nos levar ao coração da prática política do comunismo, discutida nos textos de Lênin, Rosa Luxemburgo, Lukács, Gramsci e Trotsky.

A empreitada é enorme e eu mesmo preciso tomar fôlego. Que os leitores façam, portanto, o obséquio de seguir-me num intermezzo ameno pelas cidades italianas enquanto recompomos nossas forças.







Nenhum comentário:

Postar um comentário